Men Behind the Sun (1988) — Dir: Mou Tun-fei

 




O longa Evil Unbound (731), dirigido por Zhao Linshan, foi lançado recentemente na China e está causando grande repercussão no país. A obra retrata os experimentos médicos, químicos e biológicos realizados pela infame Unidade 731 do exército japonês em Harbin, uma cidade no nordeste da China, que na época fazia parte da Manchúria, o estado-fantoche japonês.

Comandado pelo general Shirō Ishii, o programa ultrassecreto, desenvolvido a partir de 1937, é considerado um dos capítulos mais bárbaros da história. Os militares usavam prisioneiros chineses, coreanos, mongóis e soviéticos em experimentos horrendos. Estima-se que cerca de 300 mil pessoas tenham passado pelo campo de concentração. A revolta da China com esse episódio é compreensível, já que 70% das vítimas eram chinesas e as atrocidades foram cometidas em seu próprio território.

Caso Juliana Marins: Algumas considerações sobre os vulcões da Indonésia

 




Desde a infância, sempre tive hiperfocos intensos, e um deles foi a vulcanologia. Por muito tempo, eu quis ser vulcanóloga. O sonho foi abandonado por causa da minha falta de aptidão nas matérias que envolvem cálculos. Mas a minha admiração por essas montanhas persiste até hoje e, justamente por entender os riscos envolvidos, venho falando sobre os perigos da exploração turística de vulcões no Círculo do Fogo há muitos anos nas minhas redes sociais. Essa área, que circunda o Oceano Pacífico, concentra alguns dos vulcões mais ativos e explosivos do planeta. São montanhas imprevísiveis.

O Caso Menendez: Um novo começo


 




Como disse no texto anterior, os irmãos Menendez tinham a possibilidade de receberem uma nova sentença. Eles cumpriram 35 anos de prisão, sempre apresentaram bom comportamento e foram muito injustiçados no segundo julgamento do caso, onde não puderam apresentar uma defesa plena, visto que os abusos sofridos pelos dois — que foram os motivadores do crime — não puderam ser apresentados. Eles apelaram para a Justiça para receber uma nova sentença até o ano de 2005. Como não obtiveram sucesso, o caso ficou em um limbo até aproximadamente 2018, quando uma carta escrita por Erik foi encontrada nos pertences de seu primo já falecido, Andy Cano. Na correspondência, o jovem de 18 anos confidencia ao seu parente que ainda estava sofrendo abusos sexuais por parte de seu pai, Jose. Essa carta nunca foi usada durante os dois julgamentos, se caracterizando como uma nova evidência muito importante para a defesa dos irmãos. Por muito tempo, os abusos cometidos por Jose e Kitty não foram levados em consideração com seriedade por parte da promotoria e da opinião pública. No primeiro julgamento, quando os irmãos confidenciaram esses fatos perturbadores de sua família, eles se tornaram motivo de zombaria nos principais programas da televisão estadunidense.

Formulário p/ pagina de contato (Não remover)