Dollhouse (2025) — Dir: Shinobu Yaguchi




Filmes sobre bonecos amaldiçoados não são nenhuma grande novidade na história do cinema de horror, ainda mais depois de tantos longas da franquia Annabelle. É um subgênero que considero bastante saturado, em que as narrativas parecem sempre circular pelo mesmo terreno. Por essa razão, assisti a Dollhouse (2025) com pouca expectativa, mas acabei me surpreendendo. É um alívio ver um filme que não tenta reeditar, com tanta fidelidade, os elementos mais consagrados do universo das bonecas assombradas. O diretor Shinobu Yaguchi reconhece suas influências, mas as utiliza a favor da originalidade. E como o Japão raramente poupa ninguém quando o assunto é cinema de horror, Dollhouse não foge à regra e é um convite ao que existe de mais mórbido.

Men Behind the Sun (1988) — Dir: Mou Tun-fei

 




O longa Evil Unbound (731), dirigido por Zhao Linshan, foi lançado recentemente na China e está causando grande repercussão no país. A obra retrata os experimentos médicos, químicos e biológicos realizados pela infame Unidade 731 do exército japonês em Harbin, uma cidade no nordeste da China, que na época fazia parte da Manchúria, o estado-fantoche japonês.

Comandado pelo general Shirō Ishii, o programa ultrassecreto, desenvolvido a partir de 1937, é considerado um dos capítulos mais bárbaros da história. Os militares usavam prisioneiros chineses, coreanos, mongóis e soviéticos em experimentos horrendos. Estima-se que cerca de 300 mil pessoas tenham passado pelo campo de concentração. A revolta da China com esse episódio é compreensível, já que 70% das vítimas eram chinesas e as atrocidades foram cometidas em seu próprio território.

Caso Juliana Marins: Algumas considerações sobre os vulcões da Indonésia

 




Desde a infância, sempre tive hiperfocos intensos, e um deles foi a vulcanologia. Por muito tempo, eu quis ser vulcanóloga. O sonho foi abandonado por causa da minha falta de aptidão nas matérias que envolvem cálculos. Mas a minha admiração por essas montanhas persiste até hoje e, justamente por entender os riscos envolvidos, venho falando sobre os perigos da exploração turística de vulcões no Círculo do Fogo há muitos anos nas minhas redes sociais. Essa área, que circunda o Oceano Pacífico, concentra alguns dos vulcões mais ativos e explosivos do planeta. São montanhas imprevísiveis.

Formulário p/ pagina de contato (Não remover)