Narcos: Um passeio pela Colômbia












O Netflix lançou recentemente sua mais nova produção, chamada Narcos. A série conta a trajetória de Pablo Escobar, traficante colombiano, chefe do Cartel de Medellín. Wagner Moura, o qual dispensa apresentações, interpreta o poderoso chefão do narcotráfico. O seriado foi gravado totalmente na Colômbia. Pensando nisso, resolvi elaborar um guia sobre alguns lugares que você pode conhecer em solo colombiano. Uma maneira de romper estereótipos, pois quando pensamos em turismo na Colômbia, sempre rola um pouco de preconceito, pois algumas partes do território do país são controlados por guerrilhas e viajar para lá pode ser um negócio arriscado, certo? Mas o governo investe muito em segurança e aposta muito em turismo. Então tire esse medo de seu coração, até porque você mora no Brasil e se jogue.

Santa fé de Bogotá

Bogotá, a capital do país, é uma cidade que fica há 2.640 metros de altura, na Cordilheira dos Andes. E isso propicia que o viajante tenha uma visão privilegiada da cidade, a qual foi construída em um lago, e de suas montanhas, a partir das regiões mais altas do munícipio. 



Além de ser um polo industrial, a capital colombiana transpira arte: Bogotá possui 58 museus, como o Museu Nacional da Colômbia, o mais antigo das Américas, fundando em 1823. O espaço possui uma coleção permanente, a qual abrange arte, história, arqueologia e etnografia.















Info sobre o museu >>>> Site oficial

A capital também sedia o mais antigo teatro da Colômbia, o Cristobal Colón, fundando em 1892. O lugar também é a casa da Orquestra sinfônica da Colômbia.




FB  oficial do Teatro Colón

Vulcões



Depois de conhecer um pouco sobre a capital, vamos para um parque nacional que eu acho incrível. A Colômbia possui alguns vulcões. E parte deles estão reunidos no Parque dos Nevados (Parque Nacional de Los Nevados). Lá, os visitantes podem conhecer uma das montanhas mais famosas do país, o Nevado del Ruíz. Além dele, o Nevado del Tolima e Nevado del Santa Isabel também dividem espaço. Essas vulcões são assim chamados por causa da neve eterna depositada em seus cumes.

Em 1985, o Nevado del Ruíz protagonizou uma das maiores tragédias vulcânicas do mundo. A sua erupção destruiu a cidade de Armero e matou 25.000 pessoas. Os moradores do município ignoraram os avisos da Defesa Civil colombiana por estarem muito distantes da área do vulcão. Mas eles não imaginavam que a lava derreteria o gelo eterno da montanha e isso criaria uma avalanche de magma e pedras que sepultou a cidade para sempre. Mas aí você pergunta: não é perigoso visitar o parque?  É super seguro. A natureza é imprevisível, mas existe todo um controle por parte do parque. Visitas só são realizadas com o aval do Serviço geológico do país. O lugar é perfeito para registrar a natureza, fazer trilhas e montanhismo.



















Site oficial do parque.


Caribe colombiano

Agora é a hora de virar a Shakira e desfilar por Barranquilla e, também, Cartagena, duas cidades que fazem parte de um território paradisíaco, chamado caribe colombiano. São praias maravilhosas, as quais não fazem feio perto de outras famosas praias que estão em outros países banhados pelas águas do Mar do Caribe. Na terra da diva pop Shakira, Barranquilla, além da faixa litorânea, não deixe de visitar as Bocas de Ceniza, o local onde o rio Magdalena encontra o Oceano Atlântico. Esse lugar lembra bastante o encontro do Rio Negro com o Solimões, no norte do Brasil, formando o Rio Amazonas. E também o famoso fenômeno da Pororoca.
Em Barranquilla há muitos serviços de passeios de barco pelas redondezas dessa atração turística e também existem muitos restaurantes e áreas pantanosas para serem desvendadas nas cercanias.



Se seu destino é Cartagena, prepare-se, pois você vai ter muitos lugares para conhecer. A sua primeira parada deve ser o centro histórico da cidade, tombado como Patrimônio pela Unesco. Eu amo casas antigas e esse tipo de coisa. E posso dizer que o lugar não decepciona nesse quesito.



Ainda nesse clima vintage, não deixe de ver Las Bóvedas. Essa construção é remanescente do período em que Cartagena era uma região fortificada. Hoje o local abriga bares, galerias de arte, etc.







Na parte mais alta da cidade está o Castelo de San Felipe, um forte espanhol. Além de um monumento belíssimo, é considerado uma das maiores obras da Espanha em seus antigos territórios ultramarinos. Distante dos conflitos do passado, o castelo agora é um ponto de visitação. Ele possui vários túneis, onde o visitante pode vivenciar como era o dia-a-dia dessa fortaleza. Por ser um lugar elevado, o turista pode tirar fotos bem interessantes da baia e do resto da cidade.



Cartagena, além de tudo,  é uma cidade cinematográfica. Não apenas no quesito beleza, mas também por causa do Festival Internacional de Cine. A festa do cinema ocorre em março e as atividades culturais da sétima arte ficam espalhadas por toda a cidade.




 

Medellín








Como falar do Pablo Escobar e não dar uma passada na cidade dele? Medellín é considerada uma das cidades mais inovadoras do mundo. É também conhecida pelo seu Festival Internacional de Tango e por ser uma grande produtora de flores. Por essa razão, o município é conhecido como o lugar onde é primavera o ano inteiro. Tipo uma Holambra colombiana.
Por falar em natureza, não deixe de visitar a Pedra do Guatupé, a qual oferece uma vista panorâmica da represa El Peñol. Mas pra conhecer esse lugar tão bonito, tem que ter disposição. Você precisa enfrentar uma escadaria de 649 degraus. Vale a pena. E depois do martírio da subida, vem a recompensa. 



 Ficou com vontade de conhecer? Por enquanto você pode matar a curiosidade vendo Narcos. Mas se pintar a oportunidade de viajar para o país, não deixe escapar. A Colômbia é um lugar muito bonito, cheio de contrastes.Há vários mundo em uma mesma nação.

Comentários

Formulário p/ pagina de contato (Não remover)