O desaparecimento de Lisanne Froon e Kris Kremers - Parte 04

 


Bom, para encerrar o assunto, quero falar sobre dois tópicos. 


Minha opinião sobre o caso

Como as ossadas das jovens nunca foram encontradas, esse caso é inconclusivo. Qualquer opinião que eu possa dar está no terreno da mera especulação.  Dito isso, essa é a minha teoria: As meninas estavam na trilha e viram alguém. Ou até mesmo foram atacadas. Eles decidiram escapar pelo primeiro caminho que encontraram. Existem várias trilhas ao longo da trilha Culebra, algumas levando para fazendas de gado abandonadas. Eles se perderam e não conseguiram voltar à trilha principal. Foram até o rio e, acreditando que se seguissem o curso voltariam para Boquete, acabaram se aprofundando ainda mais na selva. No oitavo dia, sofreram algum acidente no rio, provavelmente causado pela tempestade ocorrida naquele dia. Talvez tenham sido surpreendidos por uma inundação repentina. Kris sofreu um ferimento fatal. Lisanne machucou a perna e perdeu a mobilidade. Foi ela quem usou o celular de Kris sem o pin. Ela morreu de inanição. Os ossos das duas não foram totalmente encontrados por causa da ação dos animais. 

Minha opinião sobre o podcast Lost in Panama e o livro Lost In Jungle.


Eu sempre procuro trazer todas as informações sobre o caso. Algumas delas são notoriamente direcionadas e sensacionalistas. Por exemplo, se a gente for olhar de forma crítica para a edição do podcast Lost in Panama, fica claro que a intenção da dupla não era exatamente ir para Boquete para descobrir o que teria acontecido com Lisanne e Kris. Eles foram até lá para defender uma teoria, a qual Jeremy já havia apontado nas matérias do Daily Beast. Mesmo que os dois jornalistas digam o contrário, essa é a impressão que eles passam para os ouvintes. Outra questão que eu levantei enquanto ouvia: os jornalistas afirmam que existem pessoas tão perigosas na cidade, mas a dupla colocou a mãe de Osman para falar, sem pensar nas possíveis represálias que ela poderia sofrer, assim como as outras testemunhas. Ao ouvir Margarita e Balbino, é fácil concluir que existe uma fofoca rolando pela cidade, a qual é contada de várias maneiras. Margarita deu uma versão. Balbino deu outra. O investigador Martin Ferrara tem uma opinião semelhante.

Sobre o livro Lost in Jungle, escrito pelos jornalistas Marja West e Jürgen Snoeren, com participação de Betzaída Pittí, tenho as seguintes questões: a dupla não foi para o Panamá e toda a publicação é baseada no material fornecido por Pittí, a qual fez um trabalho questionável durante a buscas pelas jovens. Por tanto, a maior parte do material apresentado são as conclusões da promotoria. Se a intenção era finalmente descobrir o que teria acontecido com as meninas, você não deve meramente apresentar apenas uma investigação inconclusiva. Você tem que ir pro Panamá, falar com os personagens, principalmente para destruir a mitologia que existe nesse caso. Eu até acho que essa publicação é importante, pois ajudou a inocentar finalmente o guia Plínio Montenegro,  o qual foi perseguido pelos detetives online, meramente baseados em informações falsas publicadas na internet. Plínio disse ter visto as meninas na trilha em um horário que bate com a linha temporal criada a partir das fotografias da câmera e pelos dados dos celulares. Dias depois, ele disse que não tinha certeza se havia visto mesmo as garotas, pois europeias são muito parecidas. Então, muita gente começou a disseminar pela internet que ele estava mentindo, pois ele era o motorista do transfer que trouxe as garotas para Boquete. E isso não é verdade. Postagens em fóruns também davam conta que ele era suspeito, pois as meninas estavam fazendo sinal de positivo nas fotografias, o qual é um sinal registrado dele. Mas a mãe de umas garotas disse que elas só estavam fazendo isso, pois uma delas teria queimado o dedo polegar e estavam fazendo uma "brincadeira". Esse é um exemplo muito claro de como é fácil acabar com a reputação de uma pessoa na internet.

Acho que o livro também traz um pouco de luz para a situação do guia Feliciano, o qual foi acusado de estar envolvido no desaparecimento das meninas. Informações de fóruns dão conta que ele foi para a escola de idiomas no dia 02 de abril para um passeio com as jovens, mas essa atividade supostamente não estaria agendada. Então, os detetives virtuais resolveram afirmar que ele fez isso, pois estava tentando construir uma narrativa de que as meninas estavam perdidas para proteger seu filho, líder da suposta gangue que teria raptado as holandesas. Só que tudo isso é uma grande invenção. Eileen, a funcionária da Spanish by Locations havia marcado o passeio, pois as meninas não tinham compromisso durante aquela semana. 
E por qual motivo ele indicou que as jovens estavam perdidas na El Pianista? Feliciano disse que Eileen contou para ele. Ela nega que tenha tido essa conversa, mas essa informação circulava pela escola, visto que alguns funcionários checaram o histórico do navegador usado pelas holandesas. Feliciano deve ter obtido essa informação com qualquer pessoa da instituição. E foi por este motivo  que ele começou a procurá-las. A Sinaproc demorou muito tempo para iniciar o resgate das jovens e  eles não queriam que ninguém fizesse nenhum tipo de busca. Só que as pessoas da cidade estavam muito indignadas com a demora e, contrariando as autoridades, Feliciano foi atrás das holandesas com um grupo de pessoas.  Os guias sabiam que as primeiras vinte e quatro horas são muito importantes.
Sobre a mochila, sim, ela foi entregue para as autoridades pelo guia. Isso aconteceu, pois os indígenas que  encontraram a bolsa são funcionários da fazenda do guia. 
Mais uma explicação importante. Feliciano e os outros guias, assim como alguns indígenas da região de Alto Romero, receberam uma quantia para fazer as buscas que encontraram alguns restos mortais das jovens. Eles participaram, pois conheciam a área. Ele não foi para o local para plantar evidências. Eu honestamente não acho que ele é um gênio do crime, tampouco existe qualquer participação de seu filho no desaparecimento das duas garotas. Eles nunca foram investigados pela polícia. O grande problema desse caso é que muita coisa que circula na internet é baseada em boatos de uma cidade pequena. E essas fofocas criaram um "monstro". Muita gente não fala sobre o caso, pois acredita que será perseguida por essa suposta gangue.

As fotos manipuladas

Eu acho esse tópico realmente estúpido. Segundo um canal do YouTube,  gênios do crime teriam alterado as fotos para parecer que as meninas estiveram na trilha em um horário diferente. Foram eles que teriam apagado a suposta foto/vídeo da câmera. Eu acho que esse elemento foi deletado pelas jovens. A foto talvez tenha ficado tremida. E além do mais, se fosse uma obra de um criminoso, ele certamente iria preferir desaparecer com a mochila. Você acha que alguém perderia tempo editando fotos? Seria muito mais fácil jogar essa bolsa em um dos desfiladeiros da selva do que criar uma narrativa de que as jovens estavam perdidas. 

Infelizmente, como o caso é inconclusivo, existem várias teorias rodando a internet. O Reddit sobre o desaparecimento mais parece uma espécie de culto, onde as pessoas não conseguem aceitar que as duas meninas podem simplesmente ter se perdido. Três pessoas já haviam falecido na região em circunstâncias semelhantes na Costa Rica. A Cordilheira da Talamanca  é um ambiente hostil. É uma área de selva extremamente montanhosa, cheia de ameaças naturais. Só pra você ter uma ideia do quanto essa selva é difícil: O mochileiro Cody Dial faleceu no Parque do Corcovado, uma área que fica  no lado Seus restos mortais só foram encontrados dois anos depois. A causa da morte: uma árvore caiu na sua área de camping. Muita gente imaginou que seria um caso de assassinato, mas todos os pertences do mochileiro foram encontrados junto ao seu corpo. 
Existem muitos perigos na selva. O exemplo de Dial deixa isso bem claro. Obviamente, não podemos descartar que o desaparecimento de Lisanne e Kris seja um caso criminal. Mas isso só pode ser concluído com a autopsia total dos esqueletos das jovens, os quais ainda não foram encontrados. E talvez nunca sejam.


Se você gosta do meu conteúdo, demonstre o seu apoio com uma contribuição para me ajudar a produzir ainda mais. Me pague um café

Formulário p/ pagina de contato (Não remover)