A Port Moresby de Carmen Sandiego




Where is in the World Carmen Sandiego era um dos meus jogos favoritos da infância. O game, lançado em 1983, trazia uma criminosa, líder de uma gangue que praticava roubos em várias partes do mundo, chamada Carmen Sandiego. O jogador transformava-se em um detetive da Interpol e deveria seguir as pistas que levavam para várias partes do planeta para prender os criminosos. O jogo rendeu um desenho em 1994 e o Netflix, inclusive, vai produzir uma segunda temporada para a animação.
Uma das coisas mais bacanas sobre o jogo é que ele ajudava e muito no aprendizado de geografia. Você precisava responder perguntas para ir para as próximas pistas, como capitais do mundo e cores de bandeiras. Uma coisa que eu nunca esqueci foi a capital de Papua Nova Guiné, Port Moresby. Nunca havia ouvido falar sobre ela antes de começar a jogar. E como eu sei que essa região do mundo é uma incógnita para muitas pessoas, hoje o Final Girl te leva até lá: A Port Moresby de Carmen Sandiego.












Existem algumas coisas que você precisa saber antes de entrar no avião:
  • Papua Nova Guiné é uma ilha ao norte da Austrália. O local é uma verdadeira torre de Babel, já que existem muitos idiomas locais. A língua inglesa é a oficial, mas quem disse que alguns habitantes se interessam por ela? É dividida em duas ilhas. Port Moresby fica localizada em Nova Guiné.

  • Não existem voos diretos do Brasil. As companhias de avião que levam até lá partem da Ásia e da Austrália.

  • O país não tem muita infraestrutura. Estradas pavimentadas são raras. A melhor forma de locomoção é via avião ou por barco.

  • É uma cidade cara.

  • Port Moresby é  bastante violenta. Olha só o que diz na Wikipedia > "Em 2004, Port Moresby foi classificada como a pior cidade do mundo para se viver no ranking da Economist Intelligence Unit de 130 das cidades capitais do mundo. Altos níveis de violação, roubo e homicídio, e vastas áreas da cidade controladas por gangues de criminosos, conhecido localmente como "raskol" foram citadas.[6][7] De acordo com um artigo em 2004 no jornal Guardian, a taxa de desemprego é estimado em entre 60 e 90% e taxas de homicídio de três vezes em que Moscou e 23 vezes a taxa de Londres".


Mas, mesmo depois de conhecer essas adversidades  você ainda quiser seguir viagem, vamos conhecer alguns pontos turísticos da cidade. Segundo o Lonely Planet, Port Moresby é uma cidade de grandes contrastes. Em uma parte da cidade há o centro comercial e financeiro e do outro lado uma parte bastante pobre. Há muitos bairros onde saneamento básico e eletricidade são um artigo de luxo.
Outro problema é a falta de transporte e isso acaba oferecendo dificuldades de deslocamento. Mas tirando o lado negativo de lado – e que infelizmente precisa ser revelado, existem alguns lugares na capital de Papua e Nova Guiné que merecem sua visita. Confira!

Port Moresby Nature Park


 
>>> É um parque natural que dá ênfase na fauna e flora local. Se você quiser conhecer os animais e gosta de botânica, definitivamente esse é o seu lugar.

Bomana War Cemetery





>>> Como o nome diz, o Bomana é um cemitério onde soldados de diversas nacionalidades que morreram em combate na Segunda Guerra Mundial estão enterrados.

Parlamento


>>>A sede do parlamento é uma construção interessante. Existe uma pequena loja no lugar onde você poderá comprar uma lembrança para levar pra casa.

  Museu Nacional e Galeria de Arte



>>> Reúne artefatos de várias partes do país. Possui mostras de antropologia, arqueologia, história natural, arte contemporânea, etc.
Interessados em desbravar Port Moresby e outras regiões mais remotas do país podem conseguir informações aqui. Há muitas atrações em todo o território, como vulcões, ilhas, tribos cheias de tradições e praias de tirar o fôlego.

Siga as pistas e talvez você encontre a Carmen Sandiego por lá.

Comentários

Formulário p/ pagina de contato (Não remover)