[Festival CinesFantasy] A Vingança de Jairo (2019) — Direção: Simon Hernandez

 




A Vingança de Jairo é uma viagem sensível pelo universo de Jairo Pinilla, focando em seu processo criativo e sua carreira, mostrando o porquê dele ser considerado o Hitchcock colombiano. É também um acerto de contas com o Colômbia: como o país esqueceu de um dos seus maiores cineastas? 


Jairo Pinilla passou a se interessar por cinema quando passava por uma temporada no México. Lá, se encantou por películas de baixo orçamento. Naquele momento, o então engenheiro, recebeu um chamado da sétima arte. Chegando em seu país natal, a Colômbia, começou a trabalhar em sua primeira película, Funeral Siniestro (1974). Nascia ali o primeiro longa de horror da história colombiana, e a carreira de um dos diretores mais populares da história do país.

Em A Vingança de Jairo, o diretor Simon Hernandez mostra a ascensão do mítico cineasta, que levou milhares de colombianos para as salas de cinema, e a sua queda. Pinilla, assim como vários realizadores da Colômbia, costumava pegar empréstimos para fazer suas produções com a FOCINE, uma entidade do governo. Nem sempre conseguia pagar suas dívidas. Dessa forma, Jairo acabou perdendo boa parte de seu patrimônio e os direitos sobre seus próprios longa-metragens. Depois de seis filmes, os quais foram um grande sucesso de bilheteria, o cineasta foi obrigado a desistir de sua carreira por um longo período para sobreviver. Muitas portas foram fechadas. Apesar de ser uma parte tão importante do cinema do país, Jairo passou por um apagamento histórico brutal. Esquecido pela indústria e pelo público, ele só conseguiria voltar a filmar em 2005. 

E aí que entra a grande importância do documentário. Hernandez recupera a história  de Pinilla, mostrando toda a sua genialidade. Ele reconstrói a trajetória artística do cineasta a partir de cenas icônicas da filmografia do colombiano. Durante o filme, também acompanhamos a produção do último longa do cineasta, El Espiritu de la Muerte. Trata-se da primeira película em 3D da Colômbia. Se em 1974, Jairo Pinilla criou o cinema de terror colombiano, ele só poderia ter um ato de pioneirismo ao encerrar sua carreira fantástica. Em uma cena do documentário, o falecido diretor Luis Ospina, um dos grandes nomes do cinema latino-americano, afirmou: “Pinilla é o único cineasta da Colômbia que eu chamo de maestro”. Pinilla é mesmo assim. É um mestre insubstituível do cinema. Em sua obra final, Jairo se "vinga" daqueles que ousaram esquecê-lo.
 





 
 

Formulário p/ pagina de contato (Não remover)