Drácula na Ásia

 

.

Ano passado, assisti um filme chamado Kung Fu from Beyond the Grave (1982). Em dado momento da película de Hong Kong, os personagens se enfrentam usando seres sobrenaturais. E então, para a minha total surpresa, Drácula apareceu na batalha tal como um personagem do universo "Pokémon". A partir disso, resolvi pesquisar um pouco sobre a presença do famoso vampiro na filmografia asiática e encontrei alguns exemplares que abordam esse tema. Dracula in Instanbul (1953), por exemplo, é uma versão turca do clássico estadunidense Drácula (1931). The Living Corpse: Dracula in Pakistan (1967), por sua vez, é um remake não oficial do longa inglês Dracula (1958).



É importante frisar que sempre existiram muitos personagens vampirescos na mitologia de vários países asiáticos, os quais pretendo abordar futuramente aqui no blog. Alguns deles surgiram muito antes do lançamento do livro Drácula. É o caso do mito de Pontianak, uma figura vampírica feminina que aparece em vários longa-metragens da Malásia e de Singapura.


Mas como Drácula ganhou um contorno transnacional por causa da sua popularidade na cultura pop com o passar dos anos, também encontrei em minhas pesquisas algumas películas que são uma espécie de sinergia entre o mito vampiresco anglo-saxônico e elementos mitológicos nacionais. Assim, como Freddy Krueger foi ressignificado na Ásia, vários vampiros híbridos aparecem na filmografia asiática, como os personagens dos longas Evil of Dracula (1971) e The Blood Drinker (1964). Eles não são o personagem Drácula de fato, mas é fácil identificar que foram inspirados no maior vampiro da história da literatura. 











Formulário p/ pagina de contato (Não remover)