A Dublin de Apenas uma vez







Pense em um filme musical fofo. Agora multiplique por mil. Esse é o longa Once, batizado no Brasil de Apenas Uma Vez. A história é a seguinte. Glen Hansard (ex- vocalista do The Frames), interpreta um cara que ganha a vida tocando música nas ruas de Dublin. A cantora tcheca Markéta Irglová interpreta uma imigrante que vende rosas pelo centro da cidade. Ela tem um "segredo":  é uma artista que abandonou a música por causa da dura vida que leva na cidade. Eles se encontram por acaso e o resto é um dos musicais mais bonitinhos do mundo, dirigido pelo ex-baixista do The Frames, John Carney.

Hoje o Final Girl  vai te levar para algumas das locações dessa película.

O começo

Markéta e Glen, os quais não possuem nome no filme, encontram-se pela primeira vez na Grafton Street, que é uma rua muito conhecida pelas suas lojas e pela sua efervescência cultural. Localizada no centro de Dublin, é o ponto de encontro dos buskers, ou seja, artistas que se apresentam ao público em troca de doações. Glen, antes de se tornar vocalista do The Frames, se apresentou muitas vezes nessa rua. A vida imita a arte e vice-versa.






Logo no começo do filme podemos ver Glen correndo atrás de um ladrão. Eles vão até o Fusiliers's Arch, localizado na Grafton Street. O monumento foi erguido em honra dos fuzileiros irlandeses que lutaram na Segunda Guerra Mundial.





Falling Slowly


Um pouco mais tarde, o personagem de Glen descobre que a garota que vende rosas é uma artista e que o dono de uma loja deixa que ela toque piano em seu estabelecimento. Como o instrumento é muito caro na Irlanda, é a única oportunidade que ela tem de continuar praticando. A gravação foi feita na Walton's Music, localizada na George's Street. E não preciso nem dizer que muita gente vai até lá para tirar fotografias.






Depois que nasce a parceria dos dois, eles começam a procurar pessoas para serem seus músicos de apoio. É na porta do restaurante Bruxelles, localizado na Harry Street, em Dublin, que eles encontram o trio que vai ajudar na gravação do CD. É fácil encontrar o lugar. Basta procurar estátua do falecido vocalista do Thin Lizzy,  Phil Lynott.



Lembra que Glen pede pra acompanhar Markéta até a sua casa ? A personagem  vive em uma região de Dublin, chamada Mountjoy Square. Muitos estudantes vivem aqui e famílias de baixa renda.  No passado, esse lugar cheio de prédios de arquitetura gregoriana (a qual era habitual durante entre os anos de 1720 e 1830), abrigava personalidades de Dublin: O escritor James Joyce, por exemplo, viveu por aqui por um tempo.



Uma das cenas mais bonitas do filme acontece na Killiney Hill, um lugar onde você pode ver toda baía de Dublin. Esse lugar faz parte do Killiney Hill Park, que é um pequeno parque público, criado em homenagem ao jubileu da Rainha Victoria.



 Já perto do fim, a praia de Dollymount Strand, conhecida pelo povo de Dublin como Dollywer, é onde o dono do estúdio leva o grupo para ouvir o resultado da gravação do CD.  É uma área residencial, localizada ao norte da cidade. E muito procurada por causa da extensa faixa de areia.



Depois de conhecer esses lugares, próxima vez que estiver em Dublin, de um passeio por essas locações. E um detalhe importante: ouça as canções do longa-metragem durante o passeio. Vai ser impossível não se apaixonar pela cidade e pela voz de Glen e Markéta.





Comentários

Formulário p/ pagina de contato (Não remover)