Livro: O Estranho Mundo de Tim Burton



O Estranho Mundo de Tim Burton (Tim Burton- A child’s of nightmares), lançado em 2011 no Brasil pela Editora LeYa, não é apenas uma biografia do cineasta, mas sim uma viagem pela sua obra até  o filme Alice no País das Maravilhas, contada através de críticas sobre sua filmografia.




O livro começa com uma  breve introdução, proposta pelo escritor Paul A. Woods, onde ele entrelaça os longa-metragens dirigidos por Burton com a vida do cineasta, criando um perfil único. A abordagem começa na  infância do diretor, mostrando como a literatura, os filmes trash e seu talento com desenhista o ajudaram a escapar de uma tediosa existência em Burbank, um subúrbio de Los Angeles. Burton sempre teve um gosto excêntrico e se sentia um peixe fora do aquário naquela vizinhança cheia de casas parecidas.  E como essa experiência foi definitiva para a criação de seu estilo tão peculiar de filmar.
O resto do livro é um copilado de críticas dos filmes do cineasta, escritas por vários jornalistas na ocasião do lançamento das películas,  iniciando com o primeiro filme do diretor, As Aventuras de Pee-Wee (1987) e também explorando os curtas Vincent, Frankenweenie e o clipe da banda The Killers, dirigidos por Burton.
Os textos escolhidos por Woods ajudam a entender a mente do diretor e mostram de forma objetiva como funciona a máquina onírica de criação deste mestre do cinema.

Vale lembrar que, além dessa versão em p&b do livro, existe também uma colorida.


Comentários

Formulário p/ pagina de contato (Não remover)