Na trilha de Mickey e Mallory Knox: Um passeio pelo filme Assassinos Por Natureza




Assassinos por Natureza (Natural Born Killers/1994), dirigido por Oliver Stone, é um dos filmes mais bacanas da história do cinema. O longa aborda a história do casal de assassinos, Mickey e Mallory Knox (vividos com maestria pelos atores Woody Harrelson e Juliette Lewis), os quais levam terror para a  Route 66 (a famosa rodovia que corta os estados de Illinois, Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona, e Califórnia).
É uma verdadeira jornada visual pelo universo psicótico dos dois serial killers, com uma pegada satírica desconcertante. Stone faz uma crítica de como o jornalismo policialesco acaba transformando criminosos em parte da cultura pop.
O roteiro foi escrito por Quentin Tarantino, porém o mesmo passou por uma série de tratamentos.  O resultado não agradou o cineasta que, inclusive, publicou o roteiro, pois na época do lançamento do filme existia um burburinho muito grande de que a versão Tarantinesca era muito melhor do que a que foi levada para as telas.
Mas essa não foi a única polêmica envolvendo o longa-metragem. Ele foi banido em alguns países por causa do excesso de violência. Teve que ser editado várias vezes para receber uma censura mais branda e "teria" inspirado crimes na vida real. Isso mesmo. A produção foi processada depois que um casal que assistiu a película sob efeito de drogas e matou duas pessoas. Além disso, uma série de outros atos violentos são linkados a película, como o massacre da escola Columbine.  Não é de hoje que Hollywood é acusada de encorajar atos violentos, mas vale refletir que Assassinos por Natureza está mais para uma reflexão atemporal sobre a violência do que propriamente uma obra fílmica que a incita.
Pela importância simbólica do filme, resolvi falar hoje sobre as filmagens do longa-metragem. Elas ocorreram nos estados do Novo México, Arizona, e Illinois. Apesar do conteúdo controverso da película, definitivamente vale a pena conhecer essas locações.

Arizona

Winslow


Winslow é uma cidade do Arizona, localizada no condado Navajo. Ficou famosa na cultura pop por causa da música da banda Eagles "Take it Easy".

Well, I’m a standing on a corner
in Winslow, Arizona, 
and such a fine sight to see. 
It’s a girl, my Lord, in a flatbed Ford
slowin’ down to take a look at me. 




A cena inicial foi filmada por aqui em um restaurante de beira de estrada. Atualmente o estabelecimento está fechado.



As cenas que Mallory vai até um posto de gasolina e assassina o frentista foram feitas no posto Whiting Bros. A empresa possuia vários postos na Route 66 nos estados de Arizona e Novo México, e alguns se encontram hoje abandonados.


Reserva Navajo

Muitas cenas foram feitas também em Holbrook e na reserva indígena Navajo. O território indígena abrange uma área de 70.999 km², divididos entre o Arizona, Novo México, e Utah. Tem início na cidade de Grants, Novo México, passando pelo Grand Canyon, Holbrook, e pelo Deserto Pintado, que faz parte do Petrified Forest National Park (conhecido por sua floresta que foi petrificada), ambos no Arizona, e pelo parque Monument Valley em Utah.



Novo México


Gallup 

Gallup é uma cidade do Novo México, localizada no condado de McKinley. Grande parte da população é de origem índigena. O hotel Log Cabin Lodge, localizado na cidade, serviu de locação para as cenas em que Mickey e Mallory sequestram uma pessoa e a aprisionam em um motel.


As cenas em que Mallory passeia de carro pela cidade até chegar em um posto de gasolina também foram feitas por aqui. O cenário foi a região central do munícipio.


O hotel onde o investigador da polícia mata uma prostituta é o Golden Desert Motel, na Route 66.

Albuquerque

Albuquerque é uma das principais cidades do Novo México. As cenas em que Mallory e Mickey vão até uma farmácia depois de serem picados por cobras fica em Albuquerque, Novo México. Atualmente a loja é uma franquia da rede estadunidense Hobby Lobby.


Taos

Uma das cenas mais bonitas do filme, sem dúvidas, foi filmada na ponte sobre o Rio Grande, chamada Rio Grande Gorge Bridge, em Taos. Trata-se do casamento de Mallory e Mickey. É uma construção muito interessante, localizada na Route 64.  É sétima ponte mais alta dos EUA. A construção tem 172 metros de altura.


Illinois

Crest Hill

As cenas do presídio foram filmadas na Stateville Correctional Center. Alguns presos, inclusive, serviram como figurantes do filme. Por medida de segurança, as cenas que exigiam mais cuidado foram feitas em estúdio.



Espero que você goste desse pequeno guia sobre o filme Assassinos por Natureza. São locações belíssimas, com muitas paisagens desérticas, e que mostram um pouco de como é o "espírito" da Route 66, essa famosa rodovia estadunidense, a qual faz parte de diversos filmes e da história dos Estados Unidos.




Comentários

Formulário p/ pagina de contato (Não remover)