Thelma & Louise: uma jornada pelas locações do filme



Thelma & Louise, dirigido por Ridley Scott, é um road movie definitivo. É muito difícil assisti-lo e não querer pegar a estrada imediatamente. O filme conta a história das amigas Thelma (Geena Davis), uma dona de casa controlada pelo marido, e Louise (Susan Sarandon), uma garçonete cheia de atitude. Ambas decidem passar alguns dias juntas em uma cabana, mas os planos mudam totalmente quando Louise acaba matando um homem que tenta abusar de Thelma em um bar. O que era apenas um fim de semana divertido para celebrar a amizade das duas, acaba virando uma jornada de fuga, a qual começa no Arkansas, e passa pelos estados de Oklahoma, Colorado, Novo México, e Arizona, onde as duas tentam cruzar a fronteira para o México. O percurso seria menor caso a dupla fosse pelo Texas, mas como diria Louise: “Você atira na cabeça de um homem com suas calças abaixadas. Acredite em mim, Texas não é o lugar que você gostaria de ser capturada”.
Em um primeiro momento, eu realmente acreditei que as filmagens tinham ocorrido em todos os estados descritos no filme, mas eu estava redondamente enganada. As únicas locações reais foram feitas no Colorado, em Bedrock, e no Unaweep Canyon. O resto do longa foi filmado na Califórnia e em Utah. Pensando nisso, hoje o Final Girl te leva para conhecer as locações verdadeiras do filme. Embarque no Thunderbird 66 de Louise e vamos lá.


Califórnia 

O ensolarado estado serviu de locações para cenas que se passam no Arkansas e Oklahoma. As seguintes cidades sediaram as filmagens:

Los Angeles

Aqui foi gravada a casa de Thelma. Ela fica na 18633, Palomino Drive, no distrito de Tarzana.



As cenas entre Geena Davis e Brad Pitt, as quais teriam ocorrido em Oklahoma, na verdade foram filmadas no Vagabond Inn, localizado na parte central da cidade, no distrito de Downtown, na 3101. South Figueroa Street. O hotel tem uma localização bem privilegiada, pois está próximo da universidade USC e do Shrine Auditorium, o lugar onde acontece a entrega do Emmy Awards, o prêmio da televisão.


O trabalho de Louise foi gravado em Thousands Oaks, na 73, West Thousand Oaks Boulevard. Trata-se do restaurante italiano Camboni.


Bakersfield


A cidade está localizada na parte central da Califórnia. É uma das cidades mais populosas do estado e uma de suas fontes de renda principal é a agricultura. Por esse motivo, foi a escolha perfeita para servir de "Arkansas", o qual é um estado conhecido por sua atividade rural.


Aqui foram filmadas as seguintes cenas:


Elas dão carona para  JD (Brad Pitt) na On West Side Highway.



As planícies que aparecem quando as duas entram no estado de Oklahoma também foram filmadas em Bakersfield.

A loja de conveniência que elas visitam foi filmada no endereço 2023, Mettler Frontage Road West.

Gorman

Gorman é como se fosse um distrito de Los Angeles.  Apesar de ser uma área muito movimentada por causa da Interstate 5, a pequena comunidade concentra uma pequena densidade habitacional.

Aqui foram gravadas as seguintes cenas:


O hotel que Thelma e Louise se hospedam antes delas seguirem para Oklahoma, o Motor Inn, foram filmadas no Econo Lodge, localizado na Gorman Post Road, 49713. O hotel fechou recentemente.
Os campos verdes de Arkansas foram filmados por aqui. E foram misturados com cenas de Lockwood Valley, comunidade situada ao sul da Califórnia.

Shafter

É uma cidade localizada nas cercanias de Bakersfield.

A cena em que Thelma assalta um mercado foram realizadas na cidade, na Beech Avenue, 18699.


Long Beach

É uma das cidades mais famosas da Califórnia. Dezenas de filmes foram filmados por aqui. O porto de Long Beach é um dos mais importantes do estado.

A cena que foi filmada por aqui:

O bar The Silver Bullet é onde Thelma é violentada e Louise acaba matando o agressor. O local é um típico bar, como os das regiões agrícolas dos EUA, com pista de dança, shows ao vivo, restaurante, etc. O estabelecimento fica localizado na East South Street, 3321.

Utah

Moab

A cena final, a qual teoricamente se passa no Arizona, na verdade foi filmada no parque Dead Horse Point State, em Moab, Utah. O parque tem esse nome, pois servia como um curral para os tropeiros estadunidenses, os chamados cowboys.



As cenas em que elas são interceptadas finalmente pela polícia foram feitas no Courthouse Towers, parte do Arches National Park.





As cenas desérticas que representam o Novo México foram gravadas nas montanhas La Sal (Route 46), e no Canyonlands National Park, um parque cheio de cânions formados pelo Rio Colorado.




Cisco



Louise e Thelma fazem uma pausa no meio do nada para pensarem onde devem ir. A cena foi gravada em Cisco, uma cidade fantasma, localizada próxima da State Route 128. A perseguição policial também ocorreu na cidade. A cidade quase abandonada de Thompson Springs e Valley City complementaram o cenário.

Monument Valley


Quase na divisa com o Arizona está o Monument Valley, território sagrado da nação Navajo (tribo indígena estadunidense). O parque é deslumbrante e cheio de formações rochosas.  Visitantes que quiserem se hospedar pela região e visitar o parque com mais calma podem encontrar hospedagem em Kayenta, no Arizona, cerca de 30 quilômetros ao sul do Monument Valley.




Colorado


O Unaweep Canyon, no Colorado, é uma locação única e  não pode ser reproduzida em outra parte, por isso parte das gravações aconteceram aqui. É uma paisagem de tirar o fôlego.

A cena em que as duas personagens param para ligar para a polícia também foi gravada no Colorado. A gravação aconteceu em um estabelecimento na 9812, Highway 90, em Bedrock. O local foi contruido em 1882 e foi vendido em 2016.


E aí, ficou com vontade de embarcar nessa aventura?  Realmente a produção passou por lugares incríveis. Ano passado, por sinal, o longa comemorou 25 anos. Para celebrar a data, a revista Harper's Bazaar convidou Susan Sarandon e Geena Davis para uma sessão de fotos na Times Square.



                                                   As mulheres que inventaram o selfie


 




Comentários

  1. Estou revendo o Filme, 25 anos depois da primeira vez ... logo que vi esse filme já me deu vontade de pegar estrada.... Hoje realizo esse Sonho.... amoóoo é as filme e fiquei feliz em saber das cidades gravadas..mais vontade ainda de por pé na es Strada..grata pela material..bjs

    ResponderExcluir

Formulário p/ pagina de contato (Não remover)