Casei-me com uma Feiticeira (1942) - Direção: René Clair

 

Casei-me com uma Feiticeira (I Married a Witch), lançado em 1942, é uma comédia brilhante, coescrita e dirigida por René Clair. Estrelada por Veronica Lake e Fredrich March, o filme conta a história de Jennifer, uma bruxa queimada na fogueira pelo puritano Jonathan Wooley, nos julgamentos de Salem. Antes de morrer, ela joga uma maldição em seu algoz: nenhum homem de sua família terá sorte no amor e estarão fadados a casar com mulheres terríveis. Séculos depois, um raio acerta a árvore onde as cinzas de Jennifer estão repousando e seu espírito desperta. Coincidência ou não, a feiticeira se depara com uma festa nas redondezas: o noivado de Wallace Wooley, um dos descendentes de Jonathan. A bruxa não perde tempo e resolve ir atrás de um corpo para conseguir infernizar a vida de Wallace e destruir o seu futuro casamento. 

 


 

Veronica Lake nasceu para esse papel. Ela tinha o timing cômico perfeito ao executar as diabruras de Jennifer. A personagem possui uma dualidade muito pontual. Ao mesmo tempo que ela é uma mulher belíssima, capaz de seduzir qualquer homem com seu charme, também tem um lado infantil muito vivo, principalmente quando está executando alguma de suas travessuras para arruinar a vida sentimental de Wooley. Veronica tinha essa capacidade de mudar rapidamente entre essas duas "personas". Em um minuto, conseguia ser uma diva irresistível... Alguns segundos depois, transformava-se em uma moleca que estava descendo um corrimão de uma escadaria, extraindo toda a diversão possível do ato, como se fosse uma criança levada.


 

Fredrich March e Veronica Lake protagonizam um casal um tanto improvável, o qual acaba conquistando a afeição do público aos poucos, graças ao duelo hilário que travam na tela. Os dois atores não se deram bem durante as gravações, mas é algo imperceptível no resultado final do filme, pois a química entre os dois é bastante crível. Muito profissionalismo envolvido de ambas as partes. 

Casei-me com uma Feiticeira possui momentos cômicos muito bem escritos. Eu sou apaixonada pelas cenas do casamento de Wooley. É um tipo de humor muito simples, porém eficiente. René Clair, em 1942, foi um precursor e usou na película vários elementos, referentes ao imaginário da bruxaria, os quais seriam imitados por vários outros longa-metragens e séries nos anos seguintes. A própria história do filme, sem dúvida nenhuma, foi uma das grandes inspirações para o seriado A Feiticeira (Bewitched).  




Comentários

Formulário p/ pagina de contato (Não remover)