[Livro] Vitorianas Macabras - Editora DarkSide

 


 

Vitorianas Macabras não é somente mais uma coletânea de contos de terror. É um livro importantíssimo. Além de retirar várias autoras do período vitoriano da invisibilidade aqui no Brasil, a obra propicia uma imersão histórica nesse período. Além de me sentir aterrorizada pelas histórias, fui instigada a pesquisar mais sobre a vida da rainha Vitória e os costumes da época, graças ao prefácio muito bem elaborado da tradutora e organizadora Marcia Heloisa. Tanto que, depois de largar o livro, a primeira coisa que eu fiz foi assistir filmes sobre a monarca. Eu não imaginava o quanto o seu reinado foi peculiar. Eu sempre me interessei muito pela arquitetura vitoriana, a qual é uma referência no universo do horror, por ser uma ambientação bastante comum em livros, filmes e séries de televisão de terror. Mas sempre há mais a ser descoberto, como a literatura feminina de horror da época.

O livro Vitorianas Macabras traz várias histórias, organizadas por Marcia Heloisa, escritas por autoras do período vitoriano. A lista conta com alguns nomes conhecidos, como Charlotte Brontë, mas várias escritoras que fazem parte da obra foram traduzidas pela primeira vez no país nessa publicação.


 

Eu fiquei fascinada com a criatividade do material, com a ambientação das cenas. Algumas histórias são muito visuais, com riqueza de detalhes. Algo realmente escrito por pessoas que tinham muito talento. Tanto que, antes de escrever esse texto, eu li o livro duas vezes. Pois eu fiquei muito impressionada com a construção dos personagens e com a maneira que elas conseguiam extrair horror das coisas muito triviais. A era vitoriana parece ter sido um período bastante denso, onde pairava no ar um clima meio fantasmagórico, e as pessoas que possuiam uma imaginação fértil tinham em suas mãos um prato cheio, podendo criar muitas coisas a partir desse cotidiano cheio de misticismo, crenças, fobias, como o constante medo da morte (visto que muita gente morria cedo nessa época). Me surpreendi em muitos momentos da leitura. Algumas narrativas, como O Mistério do Elevador, escrito por Louisa Baldwin, por exemplo, até podem soar um pouco óbvias para um público contemporâneo. Mas pensando no contexto em que esse material foi escrito... Esses contos devem ter apavorado e tirado o sono de muita gente. Foram uma verdadeira revolução naquele período.

E o mais legal. Antes de cada texto, você pode conferir uma minibiografia de cada autora. E, a maioria delas, tem histórias de vida tão intrigantes quanto sua escrita. Todas se dedicavam para a literatura quase integralmente. 

 




Além dos contos, o livro tem um design fantástico. E umas surpresinhas, como o Victorian Guide, onde você descobre vários detalhes obscuros sobre o período. Gosta de cinema? O livro também tem várias dicas de filmes sobre o período vitoriano pra você assistir no intervalo de sua leitura.

Para finalizar, lendo o livro, você pode observar que a morte é um tema constante nas narrativas do texto, pois o assunto realmente era um grande acontecimento na sociedade vitoriana. A própria rainha Vitória, inclusive, viveu um luto continuo por boa parte de sua vida. Pensando nisso, na última parte do livro, existe um complemento bem bacana, onde você tem um vislumbre de como funcionavam esses rituais fúnebres nesse período.

Fica aqui a dica para quem se interessa por literatura feminina, horror e história. Vitorianas Macabras é um combo primoroso com todos esses elementos. Além de me divertir muito com as histórias apavorantes, eu aprendi muito sobre esse período histórico. E fui motivada a buscar mais conhecimento. É maravilhoso quando um livro propicia tudo isso.

Vitorianas Macabras (2020)

 DarkSide Books

Várias Autoras

Organizado e Traduzido por Marcia Heloisa

Contos: O Espectro de Napoleão e O Conto da Velha Ama - Tradução: Marina Pereira.



Comentários

Formulário p/ pagina de contato (Não remover)