Under the Open Sky (2020)

 


Under the Open Sky (2020), dirigido por Miwa Nishikawa, é uma viagem delicada pelo universo de Mikami (Kōji Yakusho), um ex-membro da Yakuza. Depois de cumprir 13 anos de prisão, ele precisa encontrar maneiras de se adaptar ao novo contexto, enfrentando todo o estigma gerado pelo seu passado. Determinado a não retornar para o crime, Mikami busca desesperadamente por uma oportunidade de recomeço, mesmo que seu temperamento difícil seja um empecilho constante. Diante de tantas dificuldades diárias, o personagem vive uma jornada oscilante, onde a sociedade japonesa é a sua “pior inimiga”. 


Com o longa-metragem, Nishikawa oferece uma reflexão muito importante sobre a ressocialização de ex-condenados no Japão. Mesmo depois de cumprir suas penas, graças ao conservadorismo do país, essas pessoas encontram muitas barreiras ao tentar mudar de vida. A única saída é retornar para o crime. Em um mundo onde o positivismo tóxico afirma que todos deveriam ter uma segunda chance, a cineasta mostra que, na prática, isso não acontece. Somente algumas pessoas possuem o direito de errar e recomeçar.  

Ao assistir a película, prepare-se para uma verdadeira montanha-russa de emoções. É um filme que mostra o quão complicado é existir em uma sociedade programada para condenar qualquer falha cometida e que anseia por seres humanos perfeitos. Apesar de abordar quase majoritariamente os obstáculos encontrados por Mikami durante a narrativa, a cineasta também encontra espaço para exaltar de forma tocante o poder da solidariedade. De como ela pode fazer a diferença na vida de alguém que tem que sobreviver em um mundo cheio de portas fechadas. 


Quero pontuar o trabalho do Kōji Yakusho, que conseguiu atingir outro nível de atuação nesse longa-metragem. Ele é um dos grandes atores do Japão, conhecido pelo grande sucesso Dança Comigo? (1996). Ele entrega uma performance dilacerante, dando vida para um homem que está teoricamente fadado ao fracasso, mas que segue a vida, dominado pela esperança de que as coisas podem ser diferentes. Acho que nada é mais humano do que isso!


Under the Open Sky (Subarashiki Sekai/2020)

Direção: Miwa Nishikawa









Formulário p/ pagina de contato (Não remover)