As adaptações indianas da franquia A Hora do Pesadelo





Bollywood é uma das maiores indústrias do cinema mundial. E uma de suas maiores peculiaridades são os remakes de obras de Hollywood. Nem Freddy Krueger fugiu dessa tradição. A Hora do Pesadelo (A Nightmare On Elm Street/1984), longa dirigido por Wes Craven, ganhou duas adaptações indianas. A primeira delas é o longa Khooni Murdaa (1989). Conhecido no exterior como The Dead Murder, trata-se de um filme de baixíssimo orçamento, o qual foi dirigido pelo cineasta Mohan BhakriBakhri ficou conhecido na Índia por causa de seus filmes B de horror. Nesse longa de 1989, ele reproduz vários cenas clássicas da franquia A Hora do Pesadelo.


Khooni Murdaa conta a história de Ranjit (Kiran Kumar). Ele é apaixonado por Rekha (Shree Pradha), mas ela o rejeita. Ele surta e passa a matar casais. Ele acaba sendo institucionalizado, mas consegue fugir. Ele volta a perseguir Rekha e a ataca em uma festa. Ele acaba sendo morto de forma acidental por um grupo de universitários. A jovem fica aliviada, mas Ranjit arruma uma outra forma de aterrorizar o grupo de jovens. Ele volta do mundo dos mortos como um fantasma e passa a perseguir os jovens que participaram de sua morte. 




A segunda adaptação da franquia A Hora do Pesadelo foi criada pelos irmãos Ramsey. Os dois cineastas são uma referência do cinema de horror feito em Bollywood.  Em sua versão, batizada como Mahakaal (1993), o antagonista do longa é Shakaal (Mahabir Bhullar). O criminoso assassina uma criança. O pai da vítima faz justiça com as próprias mãos e enterra o assassino vivo. Buscando vingança, Shakaal passa a atormentar a família de seu algoz no mundo dos sonhos.  

Assim como em Khooni Murdaa, os irmãos Ramsey se apropriam de referências diretas da franquia A Hora do Pesadelo, como a famosa cena do corredor presente no primeiro longa da série, sem pagar nenhum direito autoral para a New Line Cinema. O longa possui o formato clássico de Bollywood e mescla cinema de horror com números de dança. Apesar de copiar muita coisa do filme de Wes Craven, ele parece ser mais original. Como os irmãos Ramsey possuíam uma longa trajetória dentro do gênero horror quando filmaram a película, eles conseguem apresentar uma narrativa com várias referências. Por exemplo, em uma das cenas da película, eles misturam um take muito famoso do longa Day of Dead (1978) de George A. Romero com o universo de Freddy Krueger.
















Infelizmente, não consegui encontrar uma versão de Khooni Murdaa legendada e só tive a oportunidade de ver algumas cenas. Baseada nessa experiência, pude concluir que o diretor realmente copia descaradamente muita coisa dos longas da franquia A Hora do Pesadelo. E o resultado é muito engraçado, principalmente quando você conhece as referências usadas pelo cineasta. Eu também me diverti muito vendo Mahakaal (1993). Virei fã da final girl do filme, a qual é interpretada pela atriz Archana Puran Singh. Espero ver mais filmes de horror de Bollywood no futuro. Foi uma experiência muito legal!


Khooni Murdaa (1989)

Direção: Mohan Bhakri


Mahakaal (1993)

Direção: Tulsi RamsayShyam Ramsay


Se gosta do meu conteúdo, você pode demonstrar o seu apoio com uma contribuição e pode me ajudar a produzir ainda mais. Me pague um café!



Formulário p/ pagina de contato (Não remover)