Os hotéis do filme O Iluminado





O filme O Iluminado (The Shining) é conhecido pela sua fantasmagórica história, a qual se passa no fictício hotel Overlook, localizado nas montanhas rochosas do Colorado. Jack Nicholson interpreta o escritor Jack Torrence. Ele consegue um emprego como zelador do estabelecimento e leva sua família para o local, acreditando que esse tempo de isolamento vai ajudá-lo a se recuperar do alcoolismo e lhe dará a inspiração necessária para escrever seu livro. Mas a gente sabe muito bem como essa história termina. 

O longa-metragem é baseado no best seller homônimo de Stephen King. O autor viveu algum tempo no Colorado e se hospedou certa vez no hotel Stanley, quase no começo do inverno. Como o estabelecimento ficava fechado nessa época do ano, durante os preparativos para o encerramento das atividades, o hotel ficava praticamente sem hóspedes. Stephen estava com problemas para escrever seu livro e certa noite, depois de andar pelo lugar quase vazio, bebericar um whisky no bar e voltar para o quarto 217, onde estava hospedado com sua esposa, uma explosão de ideias tomou conta de sua cabeça. Assim nasceu o clássico. 


O hotel Stanley parece mesmo ser o lugar perfeito para inspirar narrativas de terror. Existem centenas de relatos sobrenaturais sobre ele. Há quem diga que os antigos donos costumam passear pelo lobby do hotel e por seus corredores. Dois quartos, em especial, possuem várias histórias de atividade paranormal. No 407, hóspedes e funcionários já relataram ter visto o fantasma de um homem que constantemente liga e desliga as luzes do cômodo. No quarto 418, a presença de espíritos de crianças pode ser sentida. Que maravilha, não é mesmo? E você pode tentar ter essas experiências extraordinárias! O hotel continua funcionando e está localizado na cidade de Estes Park. Vale lembrar que Stephen King não curtiu muito a adaptação feita para o cinema e, em 1997, o livro foi transformado em uma minissérie, dirigida por Mick Gerris. A narrativa da produção é mais próxima da história original e foi filmada totalmente no Stanley. Stephen deve ter adorado.



O diretor Stanley Kubrick, por sua vez, resolveu reproduzir essa atmosfera de terror invernal usando o Timberline Lodge como locação externa. O hotel é uma estação de ski, localizado nas cercanias das Montanhas Rochosas, no estado de Oregon. Em 2017, escrevi um artigo mais detalhado sobre ele aqui no blog. 


Todas as tomadas internas do Overlook foram feitas no estúdio Elstree, localizado em Hertfordshire, na Inglaterra. Para criar o interior do hotel ficcional, a direção de arte se baseou no interior do Timberline Lodge e do hotel Ahwahnee, que fica no famoso parque californiano de Yosemite. Ambos os hotéis possuem uma decoração bem rústica, com lobbies amplos e salas gigantescas. No filme, essa imensidão espacial é muito importante para a narrativa, pois amplia a sensação de isolamento do personagem principal.

Lobby do hotel Ahwahnee


Recentemente, circulou na internet que a verdadeira locação do filme seria o Hotel Parker, localizado em Palm Springs, na Califórnia. Mas isso não é verdade. O estabelecimento possui o mesmo tapete do longa, pois o designer Jonathan Adler, responsável pela renovação dos ambientes do local, inspirou-se no O Iluminado e na velha Hollywood para recriar as acomodações do hotel. Então fique tranquilo. As irmãs Grady não estarão te recepcionando no final do corredor caso você se hospede por lá. Não posso garantir o mesmo sobre o hotel Stanley.  


O carpete do hotel Parker



O carpete do filme


Formulário p/ pagina de contato (Não remover)