O desaparecimento de Lisanne Froon e Kris Kremers - Parte 02



 







Segundo a investigação panamenha, as jovens teriam sofrido um acidente na primeira ponte-macaco que tentaram atravessar. Entre o mirador e a localidade onde os restos mortais das jovens foram encontrados existem três pontes-macaco, as quais são construídas com três cordas. Atravessá-las é realmente perigoso. Muitos indígenas que vivem na região já perderam a vida na travessia. Depois do acidente, as meninas teriam padecido no rio e seus restos mortais foram arrastados, chegando até a localidade de Alto Romero

 


 

O investigador privado José Mosquera trabalhou no caso e não acredita nessa resolução. Em entrevista para a tevê panamenha, o detetive disse que células criminosas atuam na província de Chiriquí, cometendo uma série de crimes. Segundo ele, o governo panamenho perdeu uma oportunidade de capturá-los. Estipula-se que Boquete, apesar de ser uma cidade turística e parecer um local pacato, possui uma grande atividade de tráfico de drogas. A trilha El Pianista, encravada na Cordilheira de Talamanca, apesar de ser um ponto turístico muito procurado, seria bastante usada para o contrabando de entorpecentes. Ela liga duas províncias, Chiriquí e Bocas del Toro Além disso, na ocasião do sumiço das duas jovens, uma gangue local supostamente levava terror para o município. Tratava-se da Los Niños de la Quinta, o “Los ND5”. 
 

Os celulares

 
Como o caso apresenta muitas incongruências e houve por parte do Panamá uma certa sonegação de informações sobre a necropsia das jovens, um cenário de crime não pode ser descartado totalmente. A falta de uma investigação forense efetiva na época do crime impossibilita que o grande enigma desse caso seja respondido: o que teria acontecido de fato no período entre a última foto tirada no dia 01 de abril e a primeira ligação para os números de emergência, ocorrida às 16:39? Nesse dia, apenas mais uma tentativa foi feita às 16:49. Como não existe sinal de telefone após o mirador, os dois celulares foram desligados (em uma clara tentativa de poupar bateria) e, catorze horas depois, houveram novas tentativas. Agora, além de discarem o número de emergência holandês, as jovens passaram a ligar para o 911, usado no Panamá. Elas alternavam entre os dois celulares, em um exercício coordenado. As meninas estavam perdidas, mas não pareciam desesperadas, podendo indicar que nesse momento sua situação não era tão grave. No segundo dia, elas fizeram quatro tentativas. A primeira foi feita às 06:58. A última foi feita às 13:56. Segundo o blog Koude Kaas, nesse dia, elas quase conseguiram completar a ligação. Mais tentativas foram feitas no dia 05, quando a bateria do telefone Samsung de Lisanne finalmente acabou.  A partir do dia 05, o celular de Kris passou a ser acessado com o pin errado, podendo indicar que era Lisanne que tentava acessá-lo ou que Kris estivesse muito debilitada. O Iphone foi usado pela última vez no dia 11 de abril e, segundo análises, ainda continha 22% da bateria no momento que foi desligado. 
 

Câmera


 
A câmera fotográfica das jovens também mostrou que elas tiraram algumas fotos na trilha. Elas iam até o número 508. Depois, elas pulavam diretamente para as 90 fotos noturnas, as quais foram tiradas na madrugada do dia 08, entre 01:00 e 04:00 da manhã. O que chama atenção é que a primeira foto registrada pela câmera no dia 08 é a 510, indicando que a foto 509, que seria um link entre o dia do desaparecimento e essas fotografias misteriosas, foi deletada. Segundo especialistas, caso a foto tivesse sido apagada manualmente, ainda seria possível recuperá-la.  Isso pode indicar que ela foi apagada em um computador. Essa informação ajuda a criar mais especulação sobre o envolvimento de terceiros nesse desaparecimento, podendo indicar que, depois de perdidas, as meninas encontraram alguém na trilha.
 
 
 
A foto 508




As fotografias noturnas são bem variadas e quase indecifráveis. Algumas mostravam uma rocha, onde as meninas tentaram sinalizar com pedaços de galhos e sacolas plásticas a localização. Talvez tenham deixado algo para os membros da SINAPROC encontrá-las, já que elas devem ter ouvido o barulho dos helicópteros que faziam as buscas. Havia também uma espécie de espelho feito com uma lata de batatas Pringles, o qual acredita-se que foi colocado na rocha para que, quando fosse tocado pelo sol, refletisse para as aeronaves. Nenhum desses elementos foram encontrados pelas equipes de busca, nem pelos guias. Para eles, não havia nenhum sinal de que as meninas continuavam naquela região. Entre as fotos noturnas, também havia uma foto de Kris, com o seu cabelo em close. O registro divide opiniões. Algumas pessoas acreditam ver sangue na cabeça da jovem. Confesso que não consigo ver isso. 
 





 
 
As 90 fotos noturnas também podem ter sido uma tentativa de chamar a atenção de alguém, já que em quase toda a região das trilha El Pianista/Culebra existem fazendas e povos indígenas. Ou simplesmente fugir da escuridão total da floresta. A mata fechada impede que qualquer tipo de luz adentre. As pessoas que tiveram a experiência de estar na região à noite afirmam que a sensação é aterrorizante. Você não consegue enxergar e ainda há o som dos animais. 
 

Necropsia


Os resultados da análise de fragmentos ósseos e da epiderme encontrada também precisam ser olhados com atenção. Os resquícios foram encontrados a uma distância de 18 horas de caminhada do mirador. Um pé foi encontrado, contendo ainda carne e pele. O cadarço da bota ainda estava amarrado e os fragmentos estavam dentro da meia usada pela jovem.  Estava quase embaixo de uma árvore e distante do rio.  Ele não continha nenhum sinal de intervenção de animais ou de seres humanos. 

Reprodução/ Blog Koude Kaas


Ao todo, 33 pedaços de ossos foram encontrados na região do rio. A maioria deles pertencia ao pé de Lisanne. Segundo o blog Koude Kass, essa região fica há alguns quilômetros da ponte-macaco onde elas supostamente teriam caído.  Um pedaço da pélvis de Kris também foi encontrada. Os médicos forenses que analisaram o material genético perceberam algo estranho. Enquanto os restos mortais de Lisanne estavam com um nível de deterioração normal, os ossos de Kris estavam brancos. Isso só teria acontecido por causa da longa exposição ao sol. Mas isso poderia levar anos para acontecer. Checando mais profundamente, eles observaram que haviam resquícios de cal no fragmento ósseo.  Os especialistas da Holanda analisaram mostras do solo da região onde os fragmentos foram encontrados e a substância não faz parte da composição. Porém, ela é usada em fazendas de café da região. Cartéis de drogas costumam usar esse tipo de produto para se livrar de corpos. Essa poderia ser a explicação para a situação do pé de Lisanne, que tinha um corte perfeito e que não foi causado por um objeto pontiagudo ou por um animal. Se o seu corpo tivesse sido colocado no cal, os membros se desprenderiam com facilidade. 
 

No dia 02 de agosto, as buscas encontraram novos pedaços de ossos. Os fragmentos teriam sido encontrados junto de outras pedaços de esqueleto, os quais pertenciam a uma criança e uma idosa. O fêmur de Lisanne também foi encontrado nessa oportunidade. Todos os ossos da perna esquerda de Lisanne foram recuperados.  Nesse dia, também foi encontrada uma bola de pele que estava nos primeiros estágios de decomposição. Como, em uma região tão quente, que passava por um longo período de chuvas, um pedaço de epiderme poderia ter sido encontrado dessa maneira? Os médicos chegaram a afirmar que, para isso acontecer, o corpo deveria ter sido mantido em algum lugar fresco e escuro. Eu achei bastante curioso isso. O formato da bola de pele também não era algo natural. Parecia ter sido manuseado por alguém. Quem entregou a evidência para os laboratórios foi a oficial de justiça Betsaida Pitti. Os médicos estranharam que o material não possuía nenhuma informação de onde havia sido encontrado. 

“Se partirmos do pressuposto de que as meninas morreram na primeira semana de abril, hoje, cinco meses após o evento, as larvas não deveriam estar presentes. São de aspecto esbranquiçado e medem cerca de um centímetro e meio. Eles não chegam a uma dúzia. Eles são os primeiros devoradores do cadáver. Isso indica ao legista que o corpo permanece, ou permaneceu, em um espaço úmido, à sombra, em baixas temperaturas." [Blog Koude Kaas]

Aqui entra um ponto muito controverso. Estudos iniciais do Instituto Forense do Panamá indicavam que a pele cobria originalmente o fêmur de Lisanne. Porém, a versão oficial panamenha é de que a pele, na realidade, era de origem animal.

 

O rio Culebra

Outro ponto relevante: o Rio Culebra, onde os restos mortais foram encontradas, não teria força suficiente para carregar um corpo por por muitos quilômetros, nem de fragmentar os ossos daquela maneira. Porém, os habitantes locais divergem sobre essa informação, afirmando que, no período de chuvas, a vazão do rio aumenta significativamente, sendo capaz de triturar um esqueleto. Só que algo chama a atenção nesse caso. Nenhum dos ossos tinha sinais de abrasão. Para os antropólogos forenses consultados sobre o caso,  não é possível que um corpo seja dilacerado pelo contato com pedras e não exista nenhum sinal disso.


“O diretor da Colorado Wilderness Medicine School, Carl Weil, que também é um ex-supervisor do laboratório de cadáveres, pesquisou o caso e afirmou que a maioria das vítimas de afogamento ou que caem em corredeiras geralmente são encontradas inteiras rio abaixo. Alguns nem chegam tão longe e ficam presas entre pedras ou arbustos ao longo do curso da água, às vezes ficando inteiros por  até mais de um ano. Também é quase impossível que isso aconteça em menos de dois meses, que é a quantidade de tempo que levou  para os restos mortais de Kris e Lisanne serem encontrados. Ele também comentou sobre os ossos de Kris serem encontrados completamente nus e declarou:"Após 2 meses, o osso não deve estar descoberto, mas ainda coberto com uma quantidade significativa de carne, a menos que haja intervenção humana." [Koude Kass]


A trilha


É preciso dizer que a trilha El Pianista não possuía muita sinalização na época do desaparecimento das jovens. Uma placa que indica o fim da trilha, no mirador, foi instalada somente após o desaparecimento das holandesas. Guias locais afirmam que, se você quiser seguir pela sendero Culebra, a continuação da El Pianista,  pode ser perigoso. Mas só existe um caminho. Vi um vídeo e, na maior parte do tempo, você caminha entre paredões de pedras. É impossível se perder. Caso você estivesse teoricamente perdido, bastaria retornar pelo mesmo caminho. E é isso que intriga os investigadores do Panamá. 
 
Como a Sinaproc e os guias que fizeram as buscas disseram, nenhum sinal das meninas foi encontrado na região. Se elas estivessem mesmo na trilha ou nas cercanias, possivelmente teriam sido encontradas. Mas elas, basicamente, tinham evaporado.



O Guia F

Muita gente fala sobre um possível envolvimento do Guia F, pois ele apareceu para buscar as meninas no dia 02 na escola de idiomas e foi publicado largamente na internet que esse passeio nunca tinha sido agendado, que ele tinha ido até o quarto das meninas para construir um álibi e outras coisas desconexas. O fato é que esse tour foi agendado por Eileen, funcionária da Spanish at Locations, pois as duas garotas tiveram problemas no voluntariado e tinham uma semana livre. Outro passeio também havia sido agendado para o sábado daquela semana, também com o Guia F. Por tanto, todas as desconfianças que existem quanto ao guia parecem ser infundadas. Porém, novas revelações sobre o caso foram divulgadas em um podcast lançado em 2022,  indicando que talvez possa existir alguma participação de Feliciano no desaparecimento das jovens.

Guia P.


O Guia P. também tornou-se um suspeito dos investigadores da internet. Ele teria visto as meninas na trilha, mas depois voltou atrás nessa afirmação, afirmando que todas as europeias possuem um biotipo parecido. Só que começaram a pipocar umas informações pela web, afirmando que ele teria sido o motorista da van que trouxe as duas garotas para a cidade de Boquete e portanto teria conhecido Lisanne e Kris antes do dia 01. Só que essa informação é totalmente falsa. Outra questão absurda que supostamente ligaria o guia ao crime. As jovens estariam fazendo o sinal de positivo em algumas fotos no mirador e essa seria a assinatura pessoal de P. Ele costuma fazer esse sinal nas fotografias que tira com os turistas. Então, isso poderia indicar que eles estavam juntos no topo da El Pianista.  Só que a mãe de Lisanne parece ter outra explicação. Ela teria queimado o polegar e as meninas tiraram essas fotos fazendo uma espécie de brincadeira com a situação. 
 
 
 




 
 
 

 



Parte III

Parte IV




Se você gosta do meu conteúdo, demonstre o seu apoio com uma contribuição para me ajudar a produzir ainda mais. Me pague um café

 

Comentários

  1. Meu, que caso triste, realmente triste, concordo com sua conclusão sobre o caso.
    O Panamá esconde algo com certeza, tá na cara.
    É tenso tentar imaginar a agonia dessas garotas na floresta e não ficar chateado.

    Parabéns pela matéria super detalhada sobre o caso.

    ResponderExcluir

Formulário p/ pagina de contato (Não remover)